terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Casa Rosada: faça uma visita (gratuita) a sede do governo argentino

casa-rosada-lateral-externa
Acredito que todo mundo que visita Buenos Aires em algum momento passa pela Casa Rosada. Geralmente olhando por fora, às vezes uma foto – mas geralmente uma passagem rápida. Só que todo mundo também pode conhecê-la por dentro e não custa un pesito!
Aos finais de semana e feriados o palacio del gobierno é aberto das 10h às 18h e tem visitas guiadas várias vezes por hora. Na primeira vez que eu estive, ao final da tarde, entrei ao saguão principal e vi a galeria de quadros dos grandes patriotas da América Latina, mas desisti de ir à visita guiada pela longa fila. Na segunda tentativa, no comecinho da tarde, a fila estava curtinha e entrei em poucos minutos. Ou seja, se você não quer esperar, chegue cedo (ou vá com tempo).
Galeria de Patriotas Latinoamericanos
Galeria de Patriotas Latinoamericanos
A visita guiada dura quase uma hora e vai pelos dois andares do edifício. A passagem é bem rápida por cada salão, então organize seu tempo. O salão de pintores do Bicentenário, o de ídolos populares e o das grandes mulheres argentinas são alguns dos espaços visitados.
casa-rosada-salao
Casa Rosada é repleta de grandes salões
O das mulheres argentinas é de onde Cristina habitualmente faz seus (longos) discursos oficiais, com direto a miniatura do Edificio del Ministerio de Obras Públicas, que tem em sua fachada uma imagem feita em aço de Evita Peron, uma das argentinas mais conhecidas (e amadas) pela sua presença política. A própria Evita também tem uma sala sua, com fotos, roupas e móveis usados por ela.
Casa Rosada
É desta sala que Cristina faz seus discursos para a TV
É permitido tirar fotos por praticamente todo o trajeto – menos pela sala da presidente Cristina Fernandéz Kirchner. A razão alegada é que imagens do local são um risco para a presidente, já que podem ser usadas em um atentado contra ela e para instigar roubos. Do que me lembro, além de fotos dos filhos e itens comuns a qualquer sala (mesa, poltronas, etc), ela tem um quadro do Elvis!
A Casa Rosada é linda, apesar de claramente estar precisando de um cuidado maior – pois pega mal a casa de um governo ter fios soltos, andaimes no meio do pátio e móveis enferrujados mal escondidos. Mas em linhas gerais – ou onde mais importa, digamos – o palácio é bem bacana.
Na saída há um livro de visitas, livre para assinaturas e recados. Não resisti e deixei uma mensagem sincera para a Senhora K:
La casa está linda, la inflación no
La casa está linda, la inflación no
Deixo vocês com uma galeria de fotos da Casa Rosada. E faço mais uma sugestão: aproveite para fazer uma visita antes ou depois de ir em Puerto Madeiro (que fica logo atrás) ou San Telmo (logo ao lado). Outra dúvidas podem ser tiradas no site da Casa Rosada.
protesto-malvinas-vista-cas
Protesto permanente de ex-combatentes da Guerra das Malvinas
Fios soltos pelo palácio
Fios soltos pelo palácio
casa-rosada-interna2
Visita ao palácio dura quase uma hora
Um pouquinho de sujeira mal escondida
Um pouquinho de sujeira mal escondida
plaza-de-mayo-vista-casa-ro
Vista da Plaza de Mayo a partir da sacada do palácio
casa-rosada-salao-eva-peron
Salão dedicado à Evita Perón
casa-rosada-interna
Mesa onde ficam os ministros do governo durante os discursos dela na TV, ao lado do palanque da Cristina

Matéria do Blog: http://aliembuenosaires.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário